sexta-feira, 28 de junho de 2013

Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

Título OriginalThe Book of Tomorrow
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento2010
Páginas368 
Nota5/5
SinopseNascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.



Opinião: Já faz tempo que eu namoro esse livro porque a sinopse tinha me chamado atenção e eu achava que o suspense envolvendo o diário - coisa que eu adoro - era algo que tomava conta da história.

O livro narra a história de Tamara, uma menina riquinha que - eu julguei ser metida a besta - perde seu pai e junto com ele, sua casa e seus pertences. Devido a isso, ela se muda junto com a mãe para a casa dos seus tios no interior.

A vida de Tamara muda totalmente ao se mudar pois perdeu o contato com suas amigas, não podia mais ir e vir pela cidade e além disso, tinha que conviver com a depressão da mãe depois da morte do pai.

Por ser uma menina de 16 anos, ficar alheia às redes sociais, às amizades e a vida que ela tinha antes era terrível então o único passatempo que ela encontra é visitar uma biblioteca e lá, acaba descobrindo o misterioso livro. No entanto, esse livro não tinha título, nem nome do autor nem nenhuma informação na capa, e ainda ele estava trancado. Com uma ajuda, Tamara consegue abrir e se dá conta que, na verdade, era um diário e que ele apresentava os acontecimentos do dia seguinte.

Por mais que tentasse, Tamara nem sempre conseguia mudar o destino dos dias. Isso mostra que nem sempre as coisas são como queremos e que temos que lidar com os acontecimentos da vida.

"Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma no dia seguinte."

O ponto mais interessante da história, na minha opinião, foi o mistério que envolvia a família de Tamara e como isso se revelou nos capítulos finais. Me surpreendi com o livro e só para deixar claro: ela não é metida a besta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...