sábado, 13 de julho de 2013

Resenha: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Título Original: The Night Circus
EditoraIntrínseca
Ano de Lançamento2012
Páginas: 368
Nota: 4/5
Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Opinião: Eu sabia que não ia me dar bem com esse livro por isso sempre passava outros na frente. Mas tudo bem, vamos ao que eu achei dessa história.

Para começar, a escrita dessa autora é extremamente detalhista - muitas vezes detalhes inúteis - complexa e confusa. Os capítulos tem datas aleatórias - num capítulo você tá no ano 1889 e no seguinte já é 1901 - o que me confundiu no começo. Além disso, tem determinadas páginas que narram como se você estivesse visitando o circo. A narrativa é em 3ª pessoa e mostra todas as pessoas envolvidas com o circo.

Os protagonistas são Celia e Marco, dois mágicos/ilusionistas que foram treinados desde pequenos para participar de um duelo, onde quem ganha é quem sobrevive.  Não vou dizer que o clima que o livro transmite não causa uma vontade de visitar e conhecer as pessoas citadas durante a história, isso seria mentira mas demorou muito para me envolver. 

Voltando aos protagonistas, Celia é treinada pelo próprio pai - que é um tanto dissimulado - com quem sempre entra em conflito, devido a pressão que ele põe sobre ela.

"Como posso ser superior num jogo quando você se recusa a me informar as regras?"

Enquanto Marco é treinado por um cara desconhecido dele que se atende pelo nome de A.H e que não é tão presente na história. A atmosfera do livro é mágica e intrigante, isso não se pode negar mas eu acho que a forma como a história se desenrolou não foi muito boa.

"São esses aficionados, esse rêveurs*, que percebem os detalhes no grande quadro do circo. Notam os nuances do trajes, os pormenores dos cartazes. Compram flores de açúcar e não as comem, preferindo embrulhá-las em papel para levá-las para casa com todo o cuidado. São entusiastas, devotados. Viciados. Alguma coisa no circo mexe com suas almas, e eles sofrem com sua ausência."

Aos que amam e aos que odeiam esse livro, eu fico no meio termo. É um livro mágico, diferente de tudo que eu já li mas nenhum personagem me prendeu e nem o fim foi surpreendente. Talvez seja porque eu não goste de circos.

*sonhadores

3 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa sua opinião ficou muito parecida com a minha, apesar de que eu achei a narrativa da autora brilhante na maior parte do livro rs, enfim.. muito bom :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Também não gosto de circos - a coisa toda nunca me atraiu. Além de eu ter medo de palhaços, sabe se lá o porquê.
    Enfim! Eu estava esperando uma resenha positiva do livro e... Não. Bem, eu odeio circos e entendo como você pode não ter gostado porque, afinal, é o universo do livro. E quando não se gosta do universo, não é possível gostar da história. Pelo menos, é o que acontece comigo.
    Riscado de uma possível colocação em minha wishlist.

    Beijinhos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também tenho medo. O universo é muito ligado ao circo, foi um dos motivos de não ter gostado.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...